terça-feira, 25 de novembro de 2014

AÇAILANDIA: A CIDADE DO FUTURO

Por Nilton Sumiu
e Robson Mendes
Açailândia - A cidade de Açailândia desponta em todo Brasil, pelo seu desenvolvimento, e pela sua posição geograficamente privilegiada. A qual ganha destaque, os setores da metalurgia, agropecuária, reflorestamento, e na prestação de serviços.

Hoje, o potencial com relação à indústria metalúrgica vem gerando renda em toda a região, que graças ao "corredor do minério" EFC-Estrada de Ferro de Carajás pelo município, propiciou a criação de um dos maiores pólos de Ferro Gusa do Nordeste do Brasil, onde grandes grupos empresariais investem no distrito industrial do Pequiá, e hoje, é um orgulho para a Cidade. Gerando milhares de empregos para a população.

Mais o desenvolvimento tem seu preço, o município até o ano de 2005 foi muito massacrado pela classe política, que mergulhou a cidade num verdadeiro caos político e financeiro.

Foi apartir do ano 2005 que a situação caótica vivida pela população começou a mudar de rumo,  depois que terminou as brigas judiciais pelo poder, o entra e sai de prefeito,  que só fazia  com que o municipio entrasse em colapso, passado a tempestade, em fim foi eleito um prefeito pelo voto direto do povo,  e dai em diante,  o municipio reencontrou aos poucos  o verdadeiro caminho do desenvolvimento, e não parou mais de crescer.

A valorização do funcionalismo publico, com salários pagos rigorosamente em dia, contribuem bastante para o crescimento do comercio local, onde o dinheiro passa a circular com mais facilidade, diferente dos governos anteriores que deixaram o município numa situação muito critica, devido a corrupação generalizada que contaminou todo municipio, e por esse motivo, os investimentos  foram paralisados, pois naquela epoca nenhum grupo empresarial tinha coragem de investir um centavo se quer na cidade.

Pra se ter uma idéia, hoje, o distrito industrial do Pequiá, conta com um conglomerado de indústrias metalúrgicas, e empresas de prestação de serviços, tais como podemos destacar a Viena Siderúrgica do Maranhão do grupo Andrade Valadares, Gusa Nordeste e Cimento Açaí do Grupo Ferroeste, Simasa, Pindaré e Energia Verde do grupo Queiroz Galvão, Molifer, metalúrgica Santa Barbara, Pool de distribuição de Petróleo, estação de passageiros e pátio de embarque e desembarque de minério e de Ferro da Vale. temos ainda o orgulho de contar com uma subestação de energia de 500kva da empresa EATE. Além do mais, é onde se inicia a Ferrovia Norte Sul, que se encontra com a estrada de Ferro de Carajás.

O distrito Industrial do Pequiá funciona como o coração e a coluna vertebral do município de Açailândia! Pois é através das empresas instaladas no distrito, que muitos outros negócios ganham força em toda região, tais como o Same, Serviço de Assistência Medica Empresarial, através da administração do Dr. Bandeira "Anestesista" que vem ao longo dos anos prestando relevantes serviços aos colaboradores de diversas empresas que juntas fazem a cidade ser mais forte.

Outro setor importante para o crescimento da cidade é o comercio local! Que conta hoje com uma das melhores e mais bem organizada Associação Comercial do Estado do Maranhão, funcionando em sede própria, o (CEA), Centro Empresarial de Açailândia, onde funciona a sede da (ACIA) Assosciação Comercial e Industrial de Açailândia, atualmente administrada pelo jovem empresário Gildásio Alcântara (GIL), é um orgulho para a cidade e região.

Radicado no municipio, o empresário Jideval Café apostou tudo que tinha na cidade  de Açailândia, passado cerca de 25 anos, o mesmo vem colhendo os frutos plantados com muito trabalho, suor, e  dedicação, pois aqui  constituir família, e hoje o mesmo é proprietário das empresas Magazine Modas, e Magazine Sport, empresas essas administrada em família, pelos seus filhos Hanon Café, Anderson Café, e sua esposa Ednalva Café.

A cada dia, novas empresas vêem em Açailândia, uma nova fronteira de desenvolvimento, pois em 31 anos de existência o município mesmo tendo sofrido bastante com as administrações publicas, que não investiram os recursos necessários para melhorar a qualidade de vida da população, mesmo assim, a cidade sai na dianteira, e está deixando para trás, muitos municípios pelo Brasil afora, graças à mão forte de um povo trabalhador.

Entre os destaques podemos citar a usina de asfalto da empresa Verato, a construção do 1º Shopping Center "Unique Shopping", a usina de concreto da Impermix, os conjuntos habitacionais da empresa ADLER, a empresa Fundimar que produz peças para todas as Guzeiras ao longo da ferrovia Carajás, o (Laboratório Próanalise), onde numa visão empreendedora da Drª Claudia Martins, a cada dia ganha novos e modernos equipamentos.

A cidade além de contar com três Hotéis três Estrelas, dentre eles o mais recente, o (Genova Palace Hotel), construído e gerenciado pelo empresário Geraldo Alves, que viu em Açailândia uma cidade de futuro, e resolveu investir pesado nessa área. Conta ainda com diversos outros hotéis de menor porte, mais que não deixa nada a desejar, em termos de qualidade e prestação de serviços.

 E dentro de pouco tempo, a cidade vai contar com a (CIA) Centro de Imagem de Açailândia, onde já está quase tudo pronto para ser inaugurado  a mas moderna Clinica de exames por imagens, contando com o que há de mais modernos em termos de tomografia computadorizada, através de uma parceria empresarial com diversos médicos, muito em breve a cidade vai ser contemplada com esse empreendimento.

Outra empresa que nasceu do idealismo e empreendedorismo de dois grandes profissionais da saúde é a CLIMED, onde os médicos Dr. Carlos Roberto, e Dr. Enoque Alencar, perceberam a lacuna que existia, e juntos resolveram implantar o que é hoje uma das melhores Clinica de prestação de Serviços Médicos da Cidade, que é a CLIMED.

Outro projeto que está ganhando corpo fruto de uma visão empreendedora do Oftalmologista Dr. Leandro Alencar é o Hospital da Visão, que muito em breve vai está funcionando em sede própria, onde poderemos contar com todos os tipos de cirurgias oculares.

Outra empresa que em breve estará em pleno funcionamento, contribuindo com o crescimento da cidade de Açailândia é a Extracom Mineração Ltda., que apesar de ser instalada no município de Vila Nova dos Martírios-MA, precisamente no distrito de (Curvelândia),  seus produtos vão ser revendido e distribuído aqui mesmo, devido seus idealizadores serem todos de Açailândia, e acreditarem nessa grande cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO